CRITICA
DVD
XUTOS & PONTAPÉS
ESTÁDIO DO RESTELO 2009


O MAIOR CONCERTO DE UMA BANDA PORTUGUESA



Por mais voltas que tentemos dar, por maiores as fugas que encetemos, a verdade dos factos é incontornável, conduzindo a uma realidade que, independentemente do cariz subjectivo que reveste qualquer apreciação do género, se tem que encarar definitivamente como absoluta: os XUTOS & PONTAPÉS são o maior acontecimento musical de rock ‘n’ roll de sempre em Portugal.

A prová-lo está toda uma carreira, agora já de 31 anos, firmemente resumida no dvd que acaba de ser editado, com aquele que foi o maior concerto alguma vez realizado por um grupo português.

A 26 de Setembro de 2009, os Xutos & Pontapés levaram quarenta mil pessoas a um estádio de futebol – ao Restelo de os Belenenses, em Lisboa - para assistirem a uma produção própria da banda, ambiciosa e audaciosa, que acabou por resultar num espectáculo memorável.

Agora, tranquilamente, poderemos ver, ou rever, criticamente, o concerto; e, a conclusão que tiramos não difere da que na altura exprimimos: soberbo.

Desde o inicio, com a apoteótica entrada dos cinco músicos no recinto, que atravessaram por entre o público para alcançarem o palco, onde arrancaram com Quem É Quem, até ao final, com o imprescindível Maria, a fechar o segundo encore, rolam cerca de duas horas que resumem a carreira musical daqueles que por cá vão produzindo o melhor Rock.

Impecável. Tudo controlado ao mais ínfimo pormenor. Desde o recinto, até ao palco – simplesmente brutal (com cinco ecrãs gigantes…) - passando pelos convidados que trouxeram; Pacman, Camané, Manuel Paulo e Pedro Gonçalves ajudaram na festa e João Paulo deslumbrou na bateria, marcando o ritmo à voz de Kalu.

O alinhamento foi cuidado e estruturado. Aos êxitos - Não Sou o Único, Gritos Mudos, Remar Remar, Homem do Leme, Circo de Feras, Chuva Dissolvente, À Minha Maneira, Minha Casinha ou Contentores – juntaram-se os temas do último registo em estúdio – Quem é Quem, O Falcão, Sangue da Cidade (com Pacman), Perfeito Vazio, Sem Eira Nem Beira, o cénico Superjacto e Amor Com Paixão, numa versão extremamente bem conseguida.

Os Xutos & Pontapés estão no auge da carreira.

Sóbrios, seguros, sem falhas em palco e com uma capacidade de mobilização quase impensável.

Individualmente, a apreciação é simples:

Gui sempre discreto, mas forte no sax, na voz e, surpreendentemente – ou não - eficaz quando lhe cabiam em sorte as teclas.

João Cabeleira terá feito a sua mais impecável prestação desde que é um “Xuto”… excelente, sem uma falha.

Kalu dispensa palavras. O mais pujante e carismático baterista português, é um símbolo da banda e um apaixonado da multidão… Sem Eira Nem Beira foi, também, ponto alto na noite do Restelo.

Tim domina na voz, comanda no baixo; um profissional de exemplo, um ídolo para muitos.

E, Zé Pedro, o animal de palco. O guitarrista assume-se como um verdadeiro rock star.

É-o, de facto; em palco, como na vida… uma postura exemplar.

Os cinco juntos são imbatíveis no panorama musical português.

O dvd do concerto do Restelo, comemorativo dos 30 anos da banda é uma peça imperdível, constituindo um marco na história da música.

**********

POR : I.A.C.


PARA REVER OS MELHORES MOMENTOS REGISTADOS EM FOTOGRAFIA, DURANTE O CONCERTO DO RESTELO, CLIQUE AQUI


.

Sem comentários:

Enviar um comentário