RODRIGO LEÃO no COLISEU DO PORTO

.
.
RODRIGO LEÃO
em concerto no Coliseu do Porto
.
.


Ave Mundi Luminar

Yep, a música portuguesa cresceu…
Em 1993, Rodrigo Leão apresentava ao mundo o seu Vox Ensemble, que integrava as vozes de Francisco Ribeiro, Teresa Salgueiro e Nuno Guerreiro, entre outras. Na altura, pensei que finalmente ia ouvir um álbum inteiro dentro dos limites do absoluto, onde me parecia ter ficado o tema Ascensão, dos Sétima Legião De Um Tempo Ausente.





Ave Mundi Luminar foi marcante e enquadrava-se bem dentro de algumas das sonoridades que também ouvia, algures entre Wim Mertens e Michael Nyman, antes do Piano, embora tivesse para os meus ouvidos de então altos e baixos, alguns momentos entusiasmantes, outros mais adormecidos. Entretanto, nesse ano soube que vinha cá uma das minhas bandas de eleição e tudo o resto foi colocado em perspectiva…






Agora em 2009 é fantástico ir a um concerto que, à partida, se sabe que vai ser no mínimo agradável e ser ainda surpreendido com uma perfusão de estilos musicais, que vão do fado à morna, com laivos de tango pelo meio e tudo o mais que se adivinha ou que se poderia gostar de ouvir e, mesmo assim, não tem nada a ver. É melhor.







Neste A Mãe, podem ouvir-se uma vez mais ao vivo a excelência dos músicos que fazem parte do Cinema Ensemble: a fantástica acordeonista Celina da Piedade, que conta também já com uma extensa carreira em nome próprio, Viviena Tupikova, que faz de uma voz de acompanhamento um grande momento em palco, Bruno Silva, Marco Pereira, Luís Aires, Luís San-Payo, baterista também dos Pop dell’Arte, e Ana Vieira, uma incrível voz, daquelas que faz parecer que cantar é simples. Na prestação de Lonely Carousel, por exemplo, a presença da grande Beth Gibbons não faz a mínima falta. Ana Vieira mostra o tema de forma aproximada à versão inicial incluída em Cinema, sem se afastar do registo de Gibbons, porém tornando-o seu de uma forma magnífica!






De salientar também a boa contribuição de Gomo na parte de Neil Hannon, dos Divine Comedy, em Cathy, apesar de uns ligeiros e quase imperceptíveis percalços com a letra.




.
.
O concerto de Rodrigo Leão e do seu Cinema Ensemble no repleto Coliseu do Porto foi, sem dúvida, um grande momento inspirado e inspirador, que este ano coloca muito do resto em perspectiva…

Fenomenal! Obrigado.


TEXTO :  FERNANDO NOGUEIRA
FOTOGRAFIA : IAC




.
Agradecimentos
UGURU PRODUÇÕES

Sem comentários:

Enviar um comentário