STEVE ROTHERY GUITAR CLINIC


STEVE ROTHERY
GUITAR CLINIC
LOUSADA
26 MARÇO 2010




Na véspera de mais um concerto dos Marillion em terras lusas, Steve Rothery – o guitarrista da mítica banda – esteve durante cerca de uma hora a falar para uma plateia de não mais de vinte pessoas, num ambiente intimista e reservado, sobre a sua música e sobre a sua técnica, num evento a que convencionou chamar-se Guitar Clinic, e que o levou nesta fria noite de Março a Lousada, depois de o ter levado já a outras cidades do mundo.


Steve Rothery subiu ao pequeno palco do Sunny Side Bar e começou por referir-se às suas influências musicais e àquilo que acredita terem sido as razões para ter enveredado por uma carreira musical no fabuloso mundo do rock progressivo - ou rock sinfónico, como se chamava nos anos 70 e 80.

De tudo um pouco falou, desde o seu crescimento com os Marillion, ao desenvolver de novas técnicas; desde a importância extrema e quase obsessiva que atribui à afinação da guitarra, ao utilizar das novas tecnologias informáticas como apoio à criação musical.


Numa sessão pautada por uma grande naturalidade e por um completo improviso (quem sabe o que quer dizer, não precisa de decorar o que quer que seja), foi intercalando as partes faladas com interpretações de trechos musicais – algumas de improviso, outras sobejamente conhecidas de quem acompanha a carreira deste músico.

No final, Steve Rothery pôs-se à disposição para responder a eventuais questões que lhe quisessem colocar, o que não tardou a acontecer.



Ficou na memória de todos uma noite muito bem passada na presença de um grande guitarrista, detentor de uma técnica muito própria e muito apurada e que há mais de três décadas nos dá música.

E a mostrar também, tal foi a acessibilidade e a simpatia com que respondeu às inúmeras solicitações de que foi alvo, que os dias de hoje já não se compadecem de estrelas incontactáveis e intocáveis.








REPORTAGEM (TEXTO E IMAGENS) : RUI VAZ


AGRADECIMENTOS

3 comentários:

  1. Um excelente resumo do evento - "Guitar Clinic" - de alguém que aparentemente segue este guitarrista e/ou este grupo de forma muito atenta.

    As fotografias, sem flash, enfatizando o típico ambiente - bar que ali se terá vivido, completam o texto e narram as expressões de pura simplicidade e sabedoria do guitarrista, que a julgar pelo resumo do repórter, parece ter sido próximo, transparente e "tecnológico".

    Parabéns aos promotores do evento e à "Imagem do Som" já que nos trazem, cada um à sua maneira, o que por estas, e nestas bandas se vai passando.

    ResponderEliminar
  2. Girão29.3.10

    Parabéns às gentes que trazem grupos a sério ao nosso cantinho Português e terras menos promovidas como Lousada. Cobertura e resumo excelente da sessão "Guitar Clinic"! as fotografias estão fabulosas... pena a barriguinha do Steve Rothery... Parabéns também à imagem do Som pelos reporteres que tem na mão!

    I. Girão

    ResponderEliminar
  3. Sérgio29.3.10

    POTENTE, o Steve Rothery... grandes fotos... não há possibilidade de colocar por trás do resumo do "G.Clinic" uma musiquinha ambiente dos Marilion??

    Parabéns ao Rui Vaz!

    Sérgio

    ResponderEliminar