SUMOL SUMMER FEST 2010



DIA 1



Foi num ambiente de calor, sol, praia, paz e união que se realizou a 2 edição do SUMOL SUMMER FEST, um evento vitorioso a partida, confirmando-se um festival completamente esgotado nos dois dias.


No primeiro dia por volta das 18:00h subiram ao palco os TERRAKOTA, com uma plateia ainda despida, mas que não esmoreceu, que nos brindarem com um manjar de sons e influencias, bem servidos.
Ningém se mostrou indiferente à actuação da banda.


Juntos desde 1999 os Terrakota tiveram o seu impacto na cena musical nacional, em grande parte pelos seus espectáculos ao vivo sempre com grande energia, como se pode confirmar neste concerto.

A festejarem 10 anos de carreira, que desde 2007 com a edição do seu 3º álbum "Oba Train", teve um crescimento que os levou a marcarem lugar na World music actuando nos melhores festivais da europa, os Terrakota aproveitaram esta passagem pelo Sumol Summer Fest para apresentar o seu novo single "World Massala".



Já com o recinto mais composto os BLUE KING BROWN vindos da Australia, presentearam-nos com ritmos que vão desde o reggae, ao afro beat a passar por ritmos latinos.

Com uma alegria e postura em palco enorme, não poderia faltar aqui, um grande aplauso em especial para Natalie Pa'apa'a sempre com muita garra e alegria no comando das tropas.

Considerados por Carlos Santana com a sua banda preferida do momento, surpreenderam o publico com uma mensagem lida em português por Natalie apelando pela luta contra a injustiça e a pobreza no mundo, e de seguida com o tema "Moment of Truth" um dos pontos altos do concerto.






Com o por do sol no horizonte e a plateia a caminho da capacidade total assistimos a actuação dos DUB INC, banda que entrou com muita força e energia que foi gerindo durante todo o concerto, notória a presença de muitos fás que esperavam por este concerto.


Os Dub Inc nasceram em 1997 quando um grupo de amigos se juntou para partilhar uma paixão chamada musica, com uma sonoridade bastante distinta das outras banda reggae,
com o uso de cânticos e melodias provenientes dos países de este, misturados com beats hip-hop e passando pelo electro-dub, recebemos de braços abertos um som muito particular dos Dub Inc que nos leva a soltar o corpo, e dançar.





Já no "calor da noite" chegam os GROUNDATION e o Sumol Summer Fest começa a ganhar forma de festival com o publico todo a dançar, e os poucos espaços vazios cada vez mais cheios, preenchidos pelo calor e o amor pela musica que os Groundation mostraram em palco.

Este grupo de amigos que se juntou para "…criar musica vinda do coração", depois de terem sido a 1ª banda de reggae Americana a tocar em Marrocos para cerca de 50.000 pessoas, e a ganharem o seu lugar na cena musical vieram ao Sumol Summer Fest para contagiar o publico com a sua fusão entre o reggae, o jazz, e o heavy funk.


Para fechar o 1º dia do festival o Sumol SummerFest apresentou MARCELO D2, que entrou no palco a rebentar, cheio de energia, acompanhado pelo publico que entoava as suas letras, e mostrava que tinha a lição bem estudada.

Marcelo D2 descontente com o facto de o som da tenda God Vibes se ouvir no palco e após pedir à organização para diminuir o som, fartou-se de esperar e prometeu que ia abafar a tenda com a sua batida, e foi promessa cumprida, dai para a frente só deu Marcelo D2 e Fernandinho Beatbox.

Fernandinho Beatbox mostrou o porque do seu nome com um show de Beatbox em que correu todos os ritmos musicais desde o samba, reggae, houve, rock, rap e mais uns quantos, foi uma delicia para os amantes da arte.


Tempo houve para temas como "A maldição do samba", "Gueto" "Desabafo" e "A procura da batida perfeita" do ultimo álbum, para finalizar e á semelhança do que aconteceu na queima das fitas do Porto Marcelo D2 encheu o palco de fás para dançar o samba, mas desta vez acompanhado por Marcelinho da Lua e Angelo B, presentes para tocarem na tenda Good Vibes.







DIA 2



Para o segundo dia de festival o sol não deu a cara, mas no recinto o ambiente aquecia, e foi com os Portugueses QUAISS KITIR, banda de Cascais que começaram as hostilidades, com o recinto a meio gás podemos viajar em ambientes principalmente reggae com influencias jamaicanas, onde os Quaiss Kitir mostraram porque são um dos nomes de culto do panorama Reggae e Ska.





Com a plateia mais composta e a prometer uma noite em grande, chega FRANKIE CHAVEZ, revelação do panorama musical de 2010, badalado nas rádios nacionais com o tema "Search" musica oficial do Rip Curl Pro Search, prova do campeonato do mundo de surf com etapa em Peniche.



Frankie Chavez, one man band fez vibrar a plateia com os seus ritmos bules e folk.




Já com o dia a terminar sobe ao palco TOM FRAGER o surfista cantor natural do Senegal a viver em França, encheu o recinto de boa disposição e alegria com a sua postura em palco, entoando temas influenciados pelo rock, reggae, ska, e jazz cigano em melodias originais que retratam as suas viagens pelo mundo, evocando uma mensagem de poesia, sol, mar e amor.
Um dos pontos altos deste concerto terá sido o tema "Give me that love" que contou com o coro do publico até ao fim.




Com o recinto lotado, foi a vez do tão aguardado MATISYHU.

Os fãs, em grande numero no festival, receberam o cantor de braços abertos. a dançar e cantar; a noite começava a aquecer e a ganhar forma.

O delírio instalou-se e Matisyahu entrou em palco energético e sempre a correr o palco de ponta a ponta, fez a alegria dos que ali estavam para o ouvir e ver.
O musico judeu de Nova York, que canta reggae sobre a sua devoção religiosa, que teve no top 40 com o seu hit "King without a crown", entrou no top 20 da Billboard com "Light", e foi disco de ouro com "Live at Stubb's", agarrou os seu fás e teve chave de ouro com "One Day", num concerto memorável.



E para terminar o segundo e ultimo dia do Sumol Summer Fest, foi a vez do Alemão GENTLEMAN , que assim que subiu ao palco levou o publico ao puro êxtase, Gentleman não fez por menos e saltou logo para as grades que dividiam o publico do palco e abraçou a sua legião de fás instalando o caos na plateia.

A temperatura subiu e deu-se o mote para o que seria um grande concerto, confirmando o rotulo fenómeno do reggae, que lhe foi atribuído pela imprensa.
Dois encores e temas como "Changes" "Good old Days" ou "Intoxication" que foi entoado pelo publico, fecharam em grande a edição 2010 do Sumol Summer Fest.




Para os que ainda queriam mais, tiveram Marcelinho da Lua e Ângelo B na Tenda Good Vibes ate as 4 da manhã.



FOTOGRAFIAS : HUGO SOUSA
TEXTO : HUGO SOUSA, ORLANDO AMARAL


AGRADECIMENTOS
MÚSICA NO CORAÇÃO






.

Sem comentários:

Enviar um comentário