VilaGaragem




VilaGaragem

"O VilaGaragem é a 1ª Mostra de Música Moderna de Vila do Conde a ser realizado em 15,24,31 Julho e 7 Agosto. Somos uma organização com paixão musical e a nós se junta o desejo de querermos desenvolver este projecto na belíssima cidade de vila do conde com o importante apoio de nomes como Paulo Praça, Álvaro Costa, João Malheiro.

A organização está preocupada com a actual situação da cultura no território português e sabe que a maioria dos eventos culturais realizam-se apenas nos grandes centros urbanos, por essa razão, um dos conceitos desta criação é o da descentralização cultural servindo também o VilaGaragem como fonte publicitária para a cidade.


Ler mais:
http://www.myspace.com/vilagaragem#ixzz0u8tUnb8D
"


1º eliminatória, 15 Julho 2010

Vila do Conde


“VilaGaragem”, e a sua 1ª de muitas edições, surpreendeu desde o primeiro momento pela qualidade, desde a apresentação cuidada que podemos ver quer nos espaços online como pela pub espalhada pela cidade. Ah, e os nomes que constituem o júri. Vão lá dar uma olhada no site do evento.

São aspectos que muitas vezes, sendo menosprezados, matam os projectos deste género.

Vivemos num mundo de imagens, e cada vez o grau de exigência é maior. Uma apresentação pensada e conseguida é vital. Este aspecto é claramente um dos pontos ganhos.

Depois, os nomes e variedade de bandas que constituem o cartaz final despertam curiosidade no mínimo.

Não podemos deixar de louvar a equipa que durante um ano trabalhou para que esta 1ª Mostra de Música Moderna de Vila do Conde chegasse a bom termo.

Faltam mais projectos assim sem duvida.

Passemos ao evento em si, e neste caso, á 1ª Eliminatória, onde concorrem (por ordem de actuação): Tallowate(Porto), LPizzicato(Porto, Tetanus(Espinho) e a banda Open que “joga em casa”.

Cada banda apresentaria 3 temas originais e uma “cover”.


Que o "combate" comece!


1ª banda: Tallowate

Com o EP “Soon-to-be-famous” lançado em Fevereiro, os Tallowate tem vindo a ser alvo de alguma atenção e com todo o mérito. Praticam um rock alternativo, com temas agressivos, mas também melódicos. Uma audição atenta recomenda-se.

















Em todo o caso, hoje não tiveram uma actuação feliz. Tiveram a sempre difícil missão de abrir o evento, e entre a guitarra de Pedro Boga que teimava em desafinar, á coesão que não aconteceu, o colectivo desiludiu. Escolheram três dos excelentes temas do EP, e apenas Dead Man pareceu destacar-se.














Ficou a óptima versão do tema “Decades” de Joy Division, e, para quem os já viu ao vivo anteriormente, ficou também a certeza que a força das suas composições originais (esteve claramente ausente.

Uma excelente banda numa noite má.

setlist

September Phone Call

Decades

Dead Man

The Other Side Of The Mirror


2ª banda:LPizzicato

A actuação seguinte, da banda LPizzicato, para quem os conhece minimamente, quanto mais não seja do seu “myspace”, quer se queira ou não, era a mais esperada da noite, e as expectativas confirmaram-se.



























Trata-se uma banda com mais de uma década de existência, e que baseia a sua sonoridade no violino do seu criador Helder Gonçalves (que se encontra neste momento a gravar um álbum a solo), e levam-nos por entre ambientes pop/rock onde o funk e o blues (sem desprezar o elemento “soul”).

Com um currículo onde não faltam algumas participações em eventos internacionais, assim como alguns no território luso, fazem de Helder Gonçalves dos músicos mais interessantes da cena nacional.

O tema Almas Gemeas (e a sua historia curiosa) deu inicio a uma performance sem falhas, que culminou numa versão arrepiante de Mãe Negra do nosso grande Paulo de Carvalho.

Soube bem ouvir este belo tema, que lembra a forma como os artistas são mal tratados neste país.















Adivinhava-se difícil ultrapassar os silêncios dourados/sons abençoados, numa noite em que o palco foi invadido como se a esta banda pertencesse.

setlist

Almas Gemeas

Á tua espera

Inan

Mãe Negra


3ª banda: Tetanus

Hora de subir de tom, e os Tetanus fazem-no de forma bem exímia.

Têm presença, com o vocalista Sérgio maquilhado/endiabrado lembrando um “palhaço infernal”, assim composições bem musculadas, que convidam ao “mosh”… um concerto completo destes rapazes é certamente uma coisa bem energética.















Soube mesmo a pouco! Uma curiosidade: Manuela Azevedo dos Clâ (banda vila-condense) é fã desta banda e com toda a razão.













Uma banda a ter em atenção. Bons músicos com uma missão que aconselho a descobrirem.

Fecharam com uma versão fantástica de Four Sticks dos imortais Led Zepplin (ok, não era fácil de reconhecer ou melhor…conhecer!). Um toque de génio numa actuação impressionante.

setlist

Stereolove

Powerless

Warning

Four Sticks


4ª banda: Open

Para fechar os Open, banda natural da cidade, que pratica um rock bem pesado, ritmado e com algum groove.
















Com um som interessante, apostaram em temas ritmados e menos técnicos. Resultou em termos de publico mas a falta de “soluções” em termos de construção/composição, rapidamente tornam os temas repetitivos e na onda “mais do mesmo”.

Oportunidade perdida. Divertiram com a versão do tema “Quem cochicha rabo espicha” de Jorge Ben, e mostraram que talvez só lhes falte tempo para mostrarem o seu valor com temas com mais personalidade.

setlist

Colarius

Lies

Quem Cochicha Rabo Espicha

Mist(ache)


Chegada a hora de anunciar a banda vencedora, LPizzicato foi o nome escolhido sem grande surpresa e com todo o mérito. Os parabéns da IMAGEM DO SOM!


Quanto ao evento em si, o balanço não poderia ser outro: organização nada menos do que impecável em todos os aspectos, horários cumpridos, nada de imprevistos e soluções em cima do joelho, etc. Prova que trabalhar com gosto e profissionalismo, não implica grandes orçamentos, mas sim uma enorme vontade e competência.

De notar também a bela e competente apresentadora Cristina Marcelinho do Porto Canal, que todos esperamos encontrar novamente, dia 24 Julho, para mais uma eliminatória, que tudo promete ser tão interessante quanto esta.

Até lá!


Texto: Ricardo Costa

Fotografia: Ricardo Costa e Alexandra Marques

1 comentário:

  1. Muito obrigado a todos da Organização do Vila Garagem, e a todas as bandas que nos deram a honra de compartir o palco connosco.
    À organização e toda a equipa técnica, obrigado pelos meios técnicos que nos proporcionaram para que pudessemos actuar, pela promoção e por todas as fotos fora de série que obtivemos com a nossa participação.
    Honestamente, sentimo-nos muito honrados com a critica que obtivemos.
    Somos Gratos por tudo :)

    LPizzicato

    ResponderEliminar