CINEMA S. JORGE
LISBOA
07 ABRIL 2010
Foi no cinema São Jorge que Maria de Medeiros apresentou ao vivo o seu segundo álbum de originais, «Penínsulas e Continentes», uma viagem musical entre as Penínsulas Ibérica e Itálica e os Continentes Americano e Africano.
"Penínsulas & Continentes", o sucessor de "A Little More Blue", tem um título que deixa adivinhar o conteúdo: uma viagem pela memória musical de Maria, da diáspora, da língua portuguesa e não só. Tão depressa canta Zeca Afonso como se lança a um tema de Lenine, de Nino Rota ou do Duo Ouro Negro.
Visitam-se os clássicos de Nino Rota - «La Dolce Vita» ou «Speak Softly Love» (Il Padrino). Canções de resistência de Victor Jara e José Afonso cruzam-se com temas africanos de Waldemar Bastos e Duo Ouro Negro e canções do rock brasileiro e espanhol, de Lenine e El Último de La Fila.
Para além da música, as próprias línguas criam um enredo melódico: português, espanhol, italiano, catalão, inglês… Línguas das penínsulas e dos continentes. Maria de Medeiros dá voz a mensagens, murmúrios, gritos, suspiros, risos que formam um tecido de sentimentos numa espécie de peregrinação intercontinental.
Conhecemo-la mais como actriz, mas a sua voz já não é nenhuma estranha, a solo ou na companhia de um Legendary Tigerman, Apareceu em palco de calças de ganga e uma túnica rosa, em cima de uns sapatos agulha dourados. Afastou-se do ar “coquete” francês, sem perder o charme nem uma certa timidez que a caracterizam. Libertou-se totalmente quando, à oitava música, Legendary Tigerman entrou em palco e com ele trouxe "These boots were made for walking", de Nancy Sinatra, interpretada ao vivo pela primeira vez pela dupla. O público que praticamente esgotou com a sala vibrou, como até ai não tinha feito, bem mais comedido, ainda que aplaudindo com sinceridade.
“Foi uma grande festa. Estou muito contente de estar em casa, de ter actuado aqui no São Jorge, no coração de Lisboa. Eu cresci aqui ao lado”, disse no final do espectáculo.TEXTO E FOTOGRAFIAS : NUNO JORGE
AGRADECIMENTOS
Sem comentários:
Enviar um comentário