VilaGaragem 2ª Eliminatória

2º eliminatória, 15 Julho 2010

Vila do Conde

Esta 2º eliminatória prometia uma coisa acima de tudo: variedade. Algo para agradar a (quase) todos, o que é sempre uma boa razão para se deslocar a um Teatro num Sabado á noite quentíssimo!

Desde os trovadores do escuro The Dorian Grays, passando pelos “animadores” Shivers que praticam algo que se pode chamar de “funny rock”, teríamos ainda os Lobo Mau com o seu rock directo e a banda de metal musculado Innerview, esta fase do concurso teoricamente seria bem interessante.

A 1ª questão que me passou pela cabeça ao pensar nas bandas que iam apresentar foi a mesma que muito boa gente ali presente se colocava: num concurso de música, como poderia ter sido seleccionada uma banda como Shivers?!

O tema pairava no ar e os argumentos também. Uns achavam tal facto um insulto ao trabalho desenvolvido pelas restantes bandas; outros que eles tinham o mesmo direito, dado que a musica deles é também afinal de contas… música.

1ª Mostra de Musica Moderna… o que é ou pode ser isso de “Musica Moderna”? Pessoalmente acho que abre a porta a projectos bem mais estranhos do que Shivers.


Que a “luta” continue!

1ª banda: The Dorian Grays

É tempo da 1ª banda da noite tomar o palco, e acima de tudo, tempo para que a música essa, fale por si.

The Dorian Grays são sem duvida uma das bandas que mais interesse tem vindo a despertar no meio de quem anda sempre á procura e atento a projectos com qualidade e “aparentemente pernas para andar”.

Abriram com o tema “Block Rockin’ Beats”, original do aclamado duo britânico Chemical Brothers, e desde logo os problemas de som se tornaram demasiado óbvios.

Foram vitimas das falhas de som sim, mas a sua actuação pecou por falta de garra e atitude, possivelmente uma reacção ao som péssimo com que foram brindados. Mesmo assim “Our Excess” para os mais atentos, é um tema á altura de uns Muse (numa fase porreira e menos pop).

Uma certa desilusão, foi o que senti, dadas as altas expectativas. De qualquer das formas, não deixem de os seguir e acima de tudo, apoiar na estrada. Uma simples audição aos temas que vão colocando no seu Myspace basta para justificar tal atenção.

Abrir o palco é sempre uma tarefa ingrata, e aqui a escolha não poderia ter sido pior.

Faria muito mais sentido colocar os Shivers a abrir, sacando os sorrisos e gargalhadas que se seguiram com uma actuação bem á sua maneira.




2ª banda: Shivers

Resumir a performance desta banda de Pinhal Novo é recorrer a palavras como circense, entertainers que constroem uma festa super engraçada com abraços a um segurança depois de mais uma volta pela plateia, etc,

E a musica de Shivers?

Bem, até usam esporadicamente uma bateria e uma guitarra, e lançam umas frases que se supõem serem as letras do que de vez em quando se poderia considerar um tema, dessas cenas musicais que as bandas a sério fazem. Mas o mais bem conseguido eram os rasgões nas meias e pouco mais.

Até o roadie deu uns toques na bateria, todo contente e a gargalhada era já rija.

E foi isso. Falar em algum tema que se destaque? Não me atrevo… Ah, a versão “desconstruída” de Breed de Nirvana, com o teatral atirar repetidamente da guitarra pelos ares soa a algo conhecido, pelo menos isso.

Todos se divertiram, especialmente os Shivers que cá vieram para isso mesmo. Para curtir numa noite de copos e festa, são do melhor.




3ª banda: Lobo Mau

E é a vez dos Lobo Mau, vindos da cidade aqui vizinha Trofa, com uma base de apoio bem presente.

Praticam um rock eficiente, e notam-se bons certos momentos de boas composições, mas ficamos meio perdidos: vocalizações demasiado rock em temas marcadamente “bluesy”, são quanto a mim o calcanhar de Aquiles desta banda.

Em geral, conseguem animar e levar a bom termo o seu som, tal como no tema “Dupla Face (Flor)”. A versão do verdadeiro hino “Frágil” de Palma, aqui com uma roupagem bem rock, resultou bem mas faltou fôlego para mais.

No final, os Lobo Mau tinham razões para sorrir. Tinham sacado a melhor prestação da noite, e com uma banda de metal a fechar as portas, julgando pela velha tradição dos concursos nacionais, teriam a eliminatória “no papo”.


























































4ª banda: Innerview

Innerview, deram inicio á sua brutal actuação com o tema Broken Society, e os riffs eram tão pesados quanto pouco originais, mas muito eficientes.

Excelente atitude no palco e estavam ali claramente para dar “porrada” a quem esperava sorrisos á caça de palmadinhas nas costas.

O tema “Godless” mostra já uma complexidade rítmica bem sacada e umas vocalizações no ponto.

Esperava ouvir “Purify”, mas levamos com “Everything I Hate” que faz lembrar uns Pro-Pain vitaminados. Muito boa prestação.

Como cover trouxeram a “Laid To Rest” dos Lamb Of God.

Ousados. Esperava-se um classico “old school”, mas decididamente estes bacanos vieram de Leiria com uma força imparável. Mesmo com “pregos” bem perceptíveis, esta cover foi de longe a mais bem conseguida da noite.






















































É hora da decisão: qual destas bandas estará presente na final, a decorrer no dia 7 de Agosto?

Surpresa total: Shivers!

Os parabéns á banda pela parte da IMAGEM DO SOM!

“Mas estes não foram aqueles que só vieram fazer umas palhaçadas enquanto as bandas a sério se preparavam?!” dizia alguém ao meu lado.

Esta noite perdeu a MUSICA e ganharam os “collants”.

Esperemos que a decisão de “colorir” a Final não lhes saia cara, á organização, que mancha aqui uma iniciativa que até á data vinha sendo brilhante.



20 comentários:

  1. Anónimo6.8.10

    Apenas um pequeno comentario........
    na minha opinião e de muitas pessoas a musica e uma forma de arte livre que pode ser apreciada por varias pessoas entre as quais não partilham os mesmos gostos....portanto considero que nao foram os collants os vencedores!!! mas sim um projecto musical ao qual as pessoas nao estão habituadas a assistir!!!afinal de contas os shivers tocaram musica quer se goste ou não!!!o conceito do concurso pareceu-me de musica moderna e das bandas a concurso nao encontrei nenhuma que trouxesse algo de novo.acabou por alcançar a vitória a banda que revelou mais originalidade na eliminatória!! destaquem os novos projectos musicais portugueses e assim a musica nunca perde porque existem gostos pela musica completamente distintos...........

    ResponderEliminar
  2. Não é frequente encontrar malta com os tomates suficientes para apontar falhas como foi aqui feito. Políticamente incorrecto mas claramente em nome da arte.
    Concordo com tudo o que foi aqui escrito.
    "Esta noite perdeu a Música" soa quase a algo que eu disse nessa noite.

    ResponderEliminar
  3. "Perdeu a MUSICA e ganharam os “collants”", impossível acrescentar mais alguma coisa a esta frase, num concurso em que, claramente, tinham todos meios necessários para fazer algo mais pela música neste país e acabaram por deitar muito a perder nesta noite, uma noite em que decidiram cavar mais fundo ainda do que já estamos em vez de fazer alguma coisa pela MÚSICA.
    Pena é, depois desta noite, não podermos dizer a velha frase: "Obrigado e parabéns à
    organização pela iniciativa de promover a boa música que se faz neste país e que não é ouvida"
    De qualquer forma, parabéns aos Shivers, que, esperemos nós, tenham ficado surpreendidos com o resultado... E aos Lobo Mau, que teriam sido, neste tipo de concursos, os justos vencedores desta eliminatória.
    Boa sorte para o resto do concurso, para organização, e, principalmente, desejo uma melhor sorte para as bandas da próxima eliminatória, pois espero que tenham direito a uma decisão, mais consciente, no mínimo.

    O Sr. Anónimo é claramente "artista".

    ResponderEliminar
  4. A minha opinião está explicita na reportagem.

    Shivers não se consideram eles próprios um projecto musical.
    O que eles fazem no palco é festa, assim como na final acabada há poucas horas um deles disse: "esta noite não é de concursos mas de festaaaaaaaaaaaaa".

    Shivers tem os seus méritos (se eu fizesse uma reportagem a um concerto deles, não duvidem que o balanço seria positivo resguardando na mesma o facto que não se trata de uma banda musical mas de um projecto performativo
    m como tantos outros, e nesse aspecto são porreiros.

    Mas sacaram o 2º lugar, que é igualmente ridiculo, visto que nem no concurso tem sequer lugar.

    Enfim, para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo: estás a confundir "diferentes abordagens á musica" com a inexistência da mesma.
    Tocam?! Tocam o quê?!

    São um cruzamento de uns Ramones de péssima categoria, com pessoas que gozam com o publico, que pelos vistos curtem.

    Bom, a minha participação na conversa fica por aqui e já foi longe demais.

    Vem aí a reportagem da final, tal ultimo capitulo de uma história que tinha tudo para ser bela e saiu manchada.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8.8.10

    Nem para animarem um casamento servem! E nem com publicidade negativa lá chegam! Ricardo, óptima reportagem! Nuno

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8.8.10

    Por isso é que a música portuguesa não chega mais longe!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9.8.10

    vergonha sao voces , os "treinadores de bancada" da musica

    epah nao gostam de shivers ? eu tambem nao gosto disto ou daquilo , nao ouço ! a letra das musicas deles é : "epah" ; "jantar á da minha avo" , "amendoins po gordo"
    sim , e depois ? ao menos , nao adormeci , como a ouvir as outras bandas

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10.8.10

    "1ª Mostra de Musica Moderna… o que é ou pode ser isso de “Musica Moderna”? Pessoalmente acho que abre a porta a projectos bem mais estranhos do que Shivers."

    Posto isto, depois de tudo que já foi dito atrás, e sabendo que quem ganhou foi o Lpizzicato, pergunto ao autor desta reportagem se a música dele se integra nesta categoria...

    A meu ver este concurso ficou manchado logo desde a primeira eliminatória. Todas as outras, bem como a final, foram só uma confirmação disso mesmo, a meu ver com total culpa do júri das eliminatórias que em ocasião alguma soube avaliar da melhor forma as bandas a concurso.

    Na final já não havia muito a fazer, 3 bandas que do ponto de vista musical têm pouco interesse, mas que pelo menos uma divertiu o público, que era para isso que ele ali estava... foi uma pena.

    ResponderEliminar
  10. Os Shivers são os reis da atitude e se existe tanta gente que nos adora é porque não fingimos ser alguma coisa, somos mesmo..Compreendo não gostarem do que fazemos, da MUSICA que tocamos, o que não nos podem tirar é que criamos impacto, rebentamos com o palco, criamos vontade nas pessoas de participarem nos nossos concertos e que sintam que fazem parte dele. A musica é aquilo que se gosta de ouvir...nós gostamos do que tocamos...e acreditem que muita gente gosta de nos ouvir...A MTV apostou em nós porque somos diferentes...Respeitem o que é diferente...e quem gosta do que é diferente..O Júri ficou rendido a uma festa que só se fez enquanto os Shivers tiveram em palco..imaginem aquela final sem nós...adormecia toda a gente. Para que conste, foi aos Shivers que a miudagem veio pedir para tirar fotos e dar autógrafos...Temos mérito e se queres que te diga...Merecíamos ganhar porque só nós empolgámos o publico e como sabes a musica é para ser tocada para o publico...Vejam as reacções pelos facebooks e etc sobre os vencedores...Os Shivers são a banda mais conhecida que teve neste concurso...não sejam ignorantes e estejam atentos. Parabéns aos Lpzicatto porque são músicos de elite e respeitamos a musica que fazem, os Dharma Project são grandes pessoas, e bons músicos..também respeitamos o que som que fazem. Enfim...nunca respondemos a este tipo de provocações mas desta vez não deu para conter...o que nos deixa satisfeitos é que quem critica o que fazemos normalmente são frustrados e nem deles proprios gostam..Dar a opinião sobre algo não é o mesmo que enxovalhar os outros...e foi o que fizeram neste blog connosco..
    Abraço para todos..
    Estejam atentos à revolução Caramela
    SHIVERS
    www.shiversonline.com

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10.8.10

    O que eu acho piada é que todos vós ainda perdem tempo e dão importância aos shivers, a conclusão a que chego é que nenhum de vós percebe de espectáculo e de música, porque o que eles querem é propriamente isso que vocês estão a fazer, críticas e polémicas, basicamente falar deles, publicidade gratuíta!!! A floribela vendeu mais do que qualquer bandeca k participou nesse concurso ou que anda por aí a dar concertos e é óbvio que a floribela é um produto para vender, por isso todos as bandas têm que ter algo para vender nem que seja só pelo espectáculo que é o caso dos shivers, por isso eles conseguem ser mais corajosos e espertos do que qualquer outra banda!!! Só lhes desejo boa sorte ao Shivers e em relação às outras bandas, ABRAM OS OLHOS E ENCONTREM ALGO DIFERENTE/INOVADOR PARA SE VENDEREM!!!

    ResponderEliminar
  12. Para que não fiquem duvidas sobre o texto anteriormente escrito. FOI O IGOR AZOUGADO (vocalista/guitarrista) dos SHIVERS. FALEI EM NOME PESSOAL pois não gosto de ser enxovalhado quando não o mereço...Cumprimentos
    IGOR AZOUGADO

    ResponderEliminar
  13. No blog, Shivers não foram enxovalhados, em alguns comentários possivelmente... a sua performance foi descrita como entretenimento. Não é de facto música, assim como já "nada" do que dá na rádio e T.V. é música: é entretenimento (não há nem valor musical nem mensagem). No caso de Shivers é folia só pelo propósito de ser folião. É também de baixo nivel cultural, mas também é o seu público. O que fazem é util portanto, e como tal é bom entretenimento, vale por isso. Classificar tudo o que é som como a Arte da Música é que me aborrece. Secalhar sou eu a ser elitista, mas ora, à luz de opiniões tão divergentes, também tenho direito à minha.
    |m|

    ResponderEliminar
  14. Martinho11.8.10

    É isso mesmo SHIVERS! bem dito! tou 100 por cento de acordo com vocês! O Ricardo Costa que vá ouvir bandas de "muito interesse" e "muito promissoras" para o myspace, que não são mais do que cópias de bandas estrangeiras e normalmente uma grande seca, e em versão fraca, e deixem quem gosta realmente de tocar em paz!

    Críticos assim não fazem falta nem num país de surdos, como o nosso!

    Cumprimentos,
    Martinho Cardoso

    ResponderEliminar
  15. António Palma11.8.10

    O que os Shivers fazem não é nada de espetacularmente original, como se diz por aí à boca grande...

    Um exemplo nacional relativamente recente: Cebola Mol
    Lembram-se deles? Também eram divertidos, foliões e engraçados... Tinham letras com bastante humor e iam vestidos de formas engraçadas para o palco.
    Faziam MÚSICA? Eram bons músicos? NÃO.
    Afirmar isso seria um abuso e um insulto a quem leva a música a sério!

    Os Shivers são uns Cebola Mol com letras mais pobres e um humor mais físico. Não são músicos!

    Este foi, supostamente, um concurso de música... Se tivesse sido um concurso de entretenimento e variedades, acho que os Shivers deviam ganhar com todo o mérito...
    Agora, Música? desculpem, mas não fazem!

    ResponderEliminar
  16. Eu, autor da reportagem, não enxovalhei ninguem.

    Fiz a critica conforme a minha visão do que é musica/espectaculo.

    Nunca na história da Musica, a qualidade da mesma se mediu pelo nº de seguidores.

    Seguidores são apenas isso: apenas que entram na onda de algo, seja uma banda (optima ou péssima), e o que está aqui em causa é mesmo isso: Shivers musicalmente é NULO.

    Tem mérito sim, pela festarola e as palhaçadas que fazem uma verdadeira festa. Isso tambem é necessário e nada tenho contra isso.

    E merecem o 2ª lugar por essa realidade. O juri premiou musicos e entertainers. É habitual neste genero de concurso. Até porque é como tu dizes: sem Shivers "aquilo" era uma seca. Mas a festa não é nunca mais importante do que Musica.

    A "seca"... precisamente a expressão de quem não percebe nem quer entender o que é isso de fazer canções, etc. Nem são obrigados! Fazem outra coisa!

    Se eu fosse ver Shivers, não duvidem que levariam grande critica positiva! Mas no contexto em que se apresentou, reafirmo cada palavra que disse e que poderei vir a dizer.

    Por aqui não existe nenhum frustado, ou melhor, claro que como qualquer outra pessoa tenho as minhas frustrações, obvio.

    Não entro nesse discuros, não alimento polémicas.

    Parabens pelo 2º lugar. No que fazem, são os melhores.

    ResponderEliminar
  17. @Martinho Cardoso:

    Ou por outras palavras, quem não concordar com a sua opinião, não a deve fazer conhecer.

    Que mentalidade aberta :)

    Pior surdo é o que não quer ouvir, não é o que dizem?

    Na IMAGEM DO SOM não calamos ninguem.
    Damos o devido valor á musica nacional, e tal como podem comprovar, somos tudo menos elitistas.

    Aceitar criticas negativas faz parte do processo, ou não admitem que as façam?

    Enfim.

    ResponderEliminar
  18. Tá-se bem Ricardo. Normalmente nunca respondo a nada porque sei que o que nós fazemos é ainda mais sujeito a criticas do que qualquer outra banda. Isso sinceramente agrada-me, os Shivers conseguem criar impacto positivo e negativo, conseguimos deixar a nossa marca de diferença ...e isso é bom para a banda. Não devia ter deixado a minha opinião pois estes blogs, facebooks, etc. são para quem viu ou ouviu e não para quem tocou.
    Abraço para todos com a mais sincera certeza que os Shivers deram e dão sempre o máximo...e quando é assim, a mais não somos obrigados.
    A todos os que nos apoiam e nos dão força...AMAMO-VOS A TODOS!!! E acreditem na Revolução Caramela!!
    Igor Azougado
    SHIVERS
    www.shiversonline.com
    Brevemente lançamento do álbum "Rock Popular Caramelo" NÃO PERCAM!!

    ResponderEliminar
  19. "PAZ, AMOR, SEXO E MIMINHOS PARA TODOS..."

    SAÚDE!!!

    João Arroja

    ResponderEliminar
  20. Paz claro, não tem de haver atritos apenas porque existem criticas com as quais não concordam :)

    ResponderEliminar