AMALIA HOJE


AMALIA HOJE

O CONCERTO DO MULTIUSOS DE GUIMARÃES






Casa cheia no Pavilhão Multiusos de Guimarães, no passado sábado dia 6 de Fevereiro, para o concerto de Amália Hoje.

O quarteto abriu com o tema “Com que voz”; uma música que não faz parte do disco.



Seguiu-se “Grito” e “Gaivota”, a canção de lançamento da banda e a mostrar-se a mais forte do concerto, para um público, que variava em termos de idades dos 8 aos 80.

Engraçado ver miúdos na casa dos 16 anos vestidos com t-shirts dos Moonspell a assistir ao espectáculo, o que demonstra que Fernando Ribeiro tem os seus seguidores fieis, que o apreciaram a cantar Bossa Nova em “Formiga Bossa nova ”, mas sem perder as suas raízes ,adoptando sempre atitudes e poses em palco, típicas do vocalista dos Moonspell , tal como pés em cima da munição, ou a passear com o micro e tripé pelo palco.






Vieram, então, mais três temas do álbum: “Medo” ”Fado Português” e ”Abandono”; antes do encore ouvimos “Foi Deus”, durante o qual, a pedido da banda, se baixaram as luzes e toda a plateia ligou os telemóveis criando como que um céu cheio de estrelas.



Para o encore os Hoje começaram por nos brindar com um tema de Gilbert Bécaud “L'important c'est la Rose”, pela voz de Paulo Praça, enquanto Fernando Ribeiro e Sónia Tavares dançam no palco, com um acompanhamento de xilofone a fazer lembrar uma caixinha de musica. Para o 2º encore tivemos o tema “Rasga o Passado” uma musica de Amália tirada de um lado B de um disco e que Nuno Gonçalves não deixou de frisar,  foi tocada pela primeira vez pela banda em Guimarães.

Para o final do concerto ficamos com ”Soledade” com Sónia Tavares a mostrar o poder da sua voz acompanhada ao piano por Nuno Gonçalves.



E, quando todos pensavam ser o fim, pois o resto da banda já tinha deixado o palco, eis que reentram em cena Fernando Ribeiro, Paulo Praça e restantes musicos.
Acompanhando Sónia Tavares,  criaram um coro poderoso que levantou a plateia, que aplaudiu, cantou e bateu os pés, criando um barulho ensurdecedor.



A noite dos Amália terminou em grande apoteose, com a  “Gaivota ” de novo a voar ao ritmo dos sons vindos do palco e de toda a plateia.

O público gostou, deixando claro que o projecto nascido pela mão de Nuno Gonçalves durante o ano de 2009, está vivo em 2010 e com força para continuar a esgotar lotações por onde quer que se apresente ao vivo.


AGRADECIMENTOS

1 comentário: