CATACOMBE + SLAMO

SLAMO

+

CATACOMBE


Plano B, 12 Junho 2010


Vencedores do Festival Termómetro Unplugged em 1999, os Slamo voltaram ao fim de 10 anos de hiatus com um novo álbum.

Para comemorar o regresso e apresentarem o sucessor de “Room Without A View”, “Awakened”, passaram pelo Plano B na noite de 12 de Junho.


A abrir, estiveram os Catacombe, também com novo álbum na bagagem, mas ainda sem data de lançamento á vista.

Oriundos de Vale de Cambra, os Catacombe, têm vindo a ganhar destaque no panorama do post-rock nacional.

Foi com o lançamento do Ep “Memoirs”, em 2008, que o projecto, inicialmente composto e editado por Pedro Sobast, começou a ganhar força e ainda no mesmo ano foi apresentado ao vivo com a ajuda de músicos de suporte. Em 2009 seguiram-se uma série de concertos ao lado de bandas como A Storm Of Light, Men Eater, Löbo, Hanging By A Name, TrYangle e ainda uma participação no Bracara Extreme Fest em Novembro do mesmo ano.















Os músicos de suporte, amigos de Pedro Sobast, viriam a tornar-se membros integrantes da banda e em 2010 o projecto entrou em estúdio como colectivo para gravar o primeiro álbum. Com o primeiro álbum da carreira, “Kinetic”, na bagagem, os Catacombe presentearam o público com 3 temas novos e ainda uma versão, modificada, de “Conundrum”, do Ep “Memoirs”.

Numa vertente mais pesada ao vivo, a lembrar o post-metal, e a fazer-se acompanhar de projecção de vídeos, comum nos concertos de bandas do género, o colectivo assegurou deixou boas expectativas para o álbum que se avizinha.

-----X-----


Os Slamo, tendo ganho o Festival Termómetro Unplugged já em 1999, no ano seguinte lançavam “Room Without A View” que revolucionava então o rock português, mas quando tudo parecia correr bem ao colectivo, a banda remeteu-se ao silencio durante uma década.

Voltaram, e apesar de contarem apenas com o vocalista da formação original a essência do colectivo de rock português continua intacto.

“Cubic Summer”, tema do álbum de 1999, “Room Without A View” deu início ao regresso aos palcos, seguido do novo single “Awakened”.

Num concerto que ficou marcado pelo descarregar de temas novos, não faltou espaço para ouvir “Between 2 Seconds” e a cover “Message In A Bottle” dos The Police, com a qual os Slamo ganharam o Festival Termómetro Unplugged, em 1999.


Foi com a voz marcante do vocalista Tobel e com os novos temas a fazerem lembrar um rock alternativo na onda de uns Rage Against The Machine que os Slamo assinalaram o seu regresso.
































Slamo Setlist:

Cubic Summer

Awakened

The House With No Windows

Room Without A View

Army of 5

Between 2 Seconds

Encore:

Message In A Bottle

Let It Be





Ficamos a espera dos respectivos álbuns de cada banda!


Texto: Nuno Lobão

Fotografia: Ricardo Costa


AGRADECIMENTOS:

Revolve

Lovers & Lollypops

1 comentário:

  1. É de louvar todo o trabalho que a Lovers & Lollypops vem desenvolvendo. Há gigs atrás de gigs que merecem especial atenção.

    ResponderEliminar