DOWNLOAD FESTIVAL 2010


DOWNLOAD FESTIVAL 2010
DONINGTON PARK
REINO UNIDO
11,12,13 JUNHO 2010


[Joana Arouca]

DAY 1:

Ainda o sol raiava forte em Donington Park no Reino Unido quando pelas 19horas Them Crooked Vultures tocavam confiantes e cheios de energia preparando os ouvintes para a grande banda que viria a seguir - Acdc.

Them Crooked Vultures são uma banda californiana formada oficialmente o ano passado pelos conhecidos membros John Paul Jones dos Led Zeppelin, baixista,

[Jessica Gilbert]

pelo Josh Homme dos Queens of the Stone Age, vocalista e guitarrista


[Jessica Gilbert]

e por fim, pelo Dave Gronh dos Foo Fighters e ex membro dos Nirvana, baterista da banda.


[Jessica Gilbert]

Começaram o concerto com a música Elephants, mas foi com a New Fang que o público cantou e aplaudiu de forma mais calorosa os músicos.

Encerram o concerto com a Warsaw or The First Breath You Take After You Give Up, na despedida do público Josh Homme homenageia Acdc afirmando que o melhor ainda estaria para vir.

Aqui fica a set list do concerto:

1. Elephants
2. Gunman
3. Scumbag Blues
4. Dead End Friends
5. No One Loves Me & Neither Do I
6. New Fang
7. Bandoliers
8. Spinning In Daffodils
9. Mind Eraser, No Chaser
10. Warsaw or The First Breath You Take After You Give Up


Pelas 20h30 AC/DC, noutro palco em que só esta banda utilizou no festival, abrem com a música Rock N roll train do albúm Black Ice e com direito a fogo-de-artifício a que uma banda deste calibre se pode dar ao luxo. A plateia estava a abarrotar com cerca de 100 mil pessoas ao rubro para verem esta lendária banda australiana de estilo rock, formada pelos irmãos e guitarristas da banda Angus Young – guitarra solo- e Malcolm Young – guitarra rítmica. Actualmente a banda é formada por estes dois guitarristas, pelo vocalista Brian Johnson, pelo baixista Clift Williams e pelo baterista Phil Rudd. Acdc conta já, apesar de algumas alterações dos membros iniciais, com 37 anos de existência.


[Jessica Gilbert]

O concerto foi esfuziante, desde o cenário do palco, aos fãs, ao Angus que como já nos habituou estava imparável com a sua guitarra que quase parece falar, ao Brian sorridente e simpático que faz levar as fãs à loucura com os seus pedidos maldosos, pedidos esses que foram concedidos. Cerca de cinco meninas do público mostraram o peito, ao apontar da lente dos câmaras que as faziam mostrar a toda a plateia ao aparecerem nas telas no centro e lados laterais do palco, como vieram ao mundo. Esta situação levou alguns homens a suspirar e a gritarem bem alto animando ainda mais o concerto. A velha máxima do sexo, drogas e rock and roll esteve muito presente neste concerto á boa maneira do Woodstock.

Músicas como You Shook Me All Night Long, T.N.T, Highway To Hell fizeram as delícias dos fãs e dos “não fãs”, porque penso que mesmo que não se conheça ou não se goste muito da banda, aos concertos de Acdc ninguém consegue ficar indiferente.


[Jessica Gilbert]


[Joana Arouca]


O concerto terminou com fogo - de -artifício para celebrar os 30 anos do festival.

Pode-se dizer que tudo acaba bem quando começa bem.

Set List do concerto:

1.Rock N Roll Train
2. Hell Ain't A Bad Place To Be
3. Back In Black
4. Big Jack
5. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
6. Shot Down In Flames
7. Thunderstruck
8. Black Ice
9. The Jack
10. Hells Bells
11. Shoot To Thrill
12. War Machine
13. High Voltage
14. You Shook Me All Night Long
15. T.N.T.
16. Whole Lotta Rosie
17. Let There Be Rock
19. For Those About To Rock (We Salute You)



DAY 2:

O segundo dia foi o dia mais quente do festival, deveria rondar os 19 graus, assistir aos concertos na relva com o sol a bater na cara soube ainda melhor, pois o tempo no Reino Unido sabe-se como é. Às 19horas é a vez de MEGADEATH pisarem o palco principal de Donington park. A arena já estava quase cheia para vê-los, ficando lotada em Rage against the machine. Esta banda norte americana de heavy metal fundada e liderada pelo polémico Dave Mustaine, vocalista e guitarrista da banda, desde 1983,


[Jessica Gilbert]

é formada também pelo David Ellefson, baixista, Chris Broderick, guitarrista solo, e Shawn Drover, baterista.


[Jessica Gilbert]


[Jessica Gilbert]

O concerto foi cheio de ritmo com o público sempre a saltar e a “mochada” [sendo corriqueira], não poderia deixar de faltar, afinal é um concerto metal.

Set List do concerto:

1.Dialectic Chaos
2.Wake Up Dead
3.Headcrusher
4.In My Darkest Hour
5.Holy Wars... The Punishment Due
6.Hangar 18
7.Five Magics
8.Poison Was the Cure
9.Tornado of Souls
10.Rust in Peace... Polaris
11.Trust
12.Sweating Bullets
13.Symphony Of Destruction
14. Peace Sells



Com 20 minutos de atraso devido ao jogo da Inglaterra, pelas 21:20 minutos é a vez dos esperados RAGE AGAINST THE MACHINE. Abriram o concerto com a Testify. Rage against the Machine têm origem nos Estados Unidos e são uma banda de estilo rock mas que misturam o hip-hop, o funk, o punk, o heavy metal nas suas músicas.

É uma banda tanto polémica como bastante influente da camada jovem dos anos 90 pelas suas letras interventivas e fortes sobre a política, causas sociais, corrupção, injustiças, etc. Conta com Zack de la Rocha, vocalista, Tom Morello dos cem melhores guitarristas do mundo, Tim Commerford, baixista e Brad Wilk na bateria. Zack durante o concerto deu várias mensagens aos fãs sobre a guerra, sobre a amizade e solidariedade que escassa no mundo de hoje.

Este foi o concerto que teve mais adesão do público, talvez porque mexia com os sentimentos das pessoas, o público não se cansou de saltar e de acompanhar o Zack nas músicas.

[Joana Arouca]


[Jessica Gilbert]

[Jessica Gilbert]

Depois do encore encerram o concerto com a conhecida Killing in the name.

Set list do concerto:

1.Testify
2.Bombtrack
3. People Of The Sun
4. Know Your Enemy
5. Bulls On Parade
6. Township Rebellion
7. White Riot (The Clash cover)
8. Bullet In The Head
9. Calm Like A Bomb
10. Guerrilla Radio
11. Sleep Now In The Fire
12.Wake Up
Encore:
13. Freedom
14. Killing in The Name

DAY 3:

O terceiro dia começou cedo, às 15horas SLASH, ex guitarrista dos Guns N´ Roses pisava o palco principal do Download iniciando mais um concerto da nova tour para promoção do seu novo álbum a solo. O vocalista convidado pelo guitarrista foi o Miles Kennedy, que com a sua boa voz fez jus às guitarradas de Slash.

[Jessica Gilbert]

Foi com os covers dos Guns que o público se levantou da relva para aplaudir e cantarolar as músicas. O momento quente do espectáculo foi quando Slash com o seu cigarro na boca e a sua cartola do costume começou a tocar a Sweet Child O’ Mine.


[Jessica Gilbert]

Quase no final do concerto Lemmy dos Motorhead substitui Miles para cantar a Doctor Alibi. Depois de uma hora de boa música é tempo de descansar as tábuas do palco por meia hora para serem calcadas novamente por Billy Idol.

Não esquecendo a set list do concerto:

1. Ghost
2. Back From Cali
3. Nightrain (Guns N' Roses cover)
4. Rocket Queen (Guns N' Roses cover)
5. Starlight
6. By The Sword
7. Sweet Child O' Mine (Guns N' Roses cover)
8. Doctor Alibi With Lemmy
9. Slither (Velvet Revolver cover)
10. Paradise City (Guns N' Roses cover)

Às 16H30 é a vez de BILLY IDOL “deitar a barraca abaixo”, o punk rocker com a sua simpatia característica de um verdadeiro ídolo encantou o público. A interacção com a plateia foi uma constante durante o concerto e nem a chuva que começou a cair a meio, impediu que os fãs dançassem ao som da Dancing With Myself, e da Rebel Yell por exemplo.


[Jessica Gilbert]


A chuva não parou, depois de terminar o concerto de Billy Idol o número de pessoas na plateia reduziu-se em metade, seguindo-se Motorhead.

Set list do concerto:

1. Ready Steady Go (Generation X cover)
2. Dancing With Myself
3. Love Is Strange
4. Flesh
5. Scream
6. Eyes Without A Face
7. Kings and Queens
8. White Wedding
9. LA Woman (The Doors cover)
10. King Rocker (Generation X cover)
11. Blue Highway
12. Rebel Yell


MOTORHEAD começaram a tocar pelas 18horas e a chuva ainda não havia parado, por isso só estava lá para vê-los quem queria mesmo assistir ao concerto desta banda de rock inglesa formada pelo vocalista e baixista Lemmy Kilmister, ele é também quem escreve as letras das músicas; os restantes membros são o Phil Campbell na guitarra e Mikkey Dee na bateria.


[Jessica Gilbert]

A Rock Out pôs o público a aquecer, pois estava toda a gente a um pouco desligada, a chuva e o frio não ajudavam a apreciar o concerto. Mas com Motorhead ninguém consegue ficar parado, ainda para mais quando entrou Slash no palco para cantar a Just 'Cos You Got The Power, o público ficou ao rubro até ao final do concerto que se aproximava. Encerram o concerto com a conhecida Overkill.



Set list do concerto:

1. Iron Fist
2. Stay Clean
3. Be My Baby
4. Rock Out
5. Metropolis
6. Over The Top
7. The Thousand Names Of God
8. Cradle to the Grave
9. In The Name Of Tragedy
10. Just 'Cos You Got The Power (with Slash)
11. Going To Brazil
12. Killed By Death
13. Ace Of Spades
14. Overkill

Infelizmente a chuva não parava, e porque estava encharcada e cheia de frio decidi ir arrumar a tenda para me ir embora, pois os banhos quentes deixaram de funcionar e preferi rumar a Londres para conhecer a cidade, não vi por isso Areosmith.

O tempo estava em sintonia com a tristeza das pessoas por o Download estar a chegar ao fim. Não é por acaso que este festival é considerado um dos melhores da Europa, o espaço é imenso, tanto na zona de campismo, como da arena. O festival oferece todos os serviços necessários para se passar três dias no descampado, caravanas de comida, farmácia, diversões, tendas de objectos de campismo, as casas de banho bem como os chuveiros são suficientes para satisfazer as necessidades das pessoas que por lá passam.

Já para não falar do fortíssimo cartaz que o Download oferecia, aconselho profundamente a vivenciarem esta experiência única que o festival oferece. Desde o rock ao heavy metal, há bandas para todos os gostos, e o ambiente que lá se vive é único, só visto e vivido, por palavras não consigo explicar.

É caso para dizer: “Do you f****** ready for next year?

Oh Yeah!!!



fotografias e texto : Joana Arouca
fotografias : Jessica Gilbert



.

1 comentário:

  1. Anónimo21.6.10

    boas... eu estive la este ano, foi o meu primeiro festival em uk... mas nao fiquei com muita vontade de voltar... nao me pareceu ter aquele espirito que encontramos em outros festivais... o cartaz era realmente bom, mas é estranho ver a ultima banda acabar as 22h30... os concertos que mais gostei foram os dos lamb of god... estive na frente e realmente mais violento que aquilo nunca vi, foram alguns aqueles que vi desmaiados, mas ainda assim adorei, depois adorei slash, ja os tinha visto... mas no download foi muito melhor... depois vi o melhor concerto da minha vida, rage against the machine... era de tal forma apertado que nem conseguia saltar... vi de tudo naquela hora e meia de concerto... penso que se contar ninguem vai acreditar,
    o que estragou realmente o meu festival foi a chuva perdi quase tudo no ultimo dia...
    mas fiquei contente por ter realizado um sonho...
    nao deve haver muitos palcos melhores que este para ver bandas de rock ao vivo =)

    ResponderEliminar