DAVID FONSECA


DAVID FONSECA
O CONCERTO DE VILA DO CONDE

REPORTAGEM E ENTREVISTA
VILA DO CONDE
27 FEVEREIRO 2010


Poucos nomes garantem qualidade a cada álbum e cada concerto.

David Fonseca é um dos poucos, e nesta altura já tem uma carreira que dispensa apresentações. Podemos mesmo dizer que a nível nacional e desde há algum tempo, está no topo e por várias razões.

É um músico completo, e compõem temas que nos levam a lugares onde não faz mal sofrer por amor ou por algo sem nome seque,r mas que não magoa menos por isso.

Por outro lado, os temas mais pop e “up beat” são igualmente válidos e intensos, existindo quase como uma cura ou continuação do que nos aflige mas visto de uma forma colorida e onde nos é dada a conhecer a luz para lá das lágrimas.



Entrou confiante com o tema WALK AWAY, que é riquíssimo em pormenores instrumentais, desde os arranjos simples mas muito presentes, a um ritmo que mexe com o mais desatento espectador.

Já se sentia aquele conforto, como se sente em conversa com um amigo de longa data e sabemos, temos a certeza que nos podemos entregar sem embaraços.

E aqui surge U MAKE ME BELIEVE, a mais dura canção de amor do seu reportório na minha opinião, e não fica a dever nada a outros hinos internacionais do género. Sente-se uma mistura de Nick Cave com Jeff Buckley, soft mas presente.

O David apostou claramente num formato “leve” para estes concertos de promoção do ultimo álbum “Between Waves”, mas não se pense que se fica por aí… somos trespassados por todos os sentimentos possíveis e imaginários.

É altura de dar uso á já famosa cabine telefónica, onde surpreendeu todos com o inicio do tema “Everybody's got to learn sometime” dos Korgis, de onde partiu para CRY 4 LOVE, com toda naturalidade, mostrando o seu á vontade em vaguear por outros mundos, numa prova, para quem ainda precisa, de que a sua paixão pela música é bastante maior do que a procura de qualquer aceitação ou classificação. Um dos momentos altos da noite, com a audiência rendida e apenas ao fim de 4 temas...

Foi a vez do animado KISS ME KISS ME KISS ME , a contagiante MORNING TIDE e de U KNOW WHO I AM, um dos temas mais pessoais e intensos do ultimo álbum. Este tema é uma viagem por entre beleza e tristeza e a importância de manter ambas as sensações, que se validam mutuamente. A ouvir com atenção…

Entre os temas, deparamo-nos com uma personagem alegre, preocupado “com a queda estranha de arvores durante a viagem até Vila do Conde”, um humor leve, reafirmando o carisma natural de uma pessoa real, sem preocupações “mito” e afins.

Para prazer de muitos, lá veio o GELADO DE VERÃO, tema do projecto Humanos, que para além de contrariar a chuva e vento que nos esperavam fora do CineTeatro, nos deu o conforto de ouvir um tema tão português quanto se arranja hoje em dia, do sempre estimado António Variações.

STOP 4 A MINUTE e já todos de braços no ar, rendidos. Este tema teve uma introdução hilariante: The roof is on fire dos Bloodhound Gang.

Pouco depois era o auge (por entre outros) com o tema SUPERSTARS, equilibrado com o IT’S JUST A DREAM que o seguiu de forma magistral.

Tempo para o encore de praxe, e onde David Fonseca fechou a noite em grande, com WHO ARE U, JUST CAN’T ENOUGH dos Depeche Mode, e por fim, THE 80’S com direito a iluminação a condizer.

Foi “apenas” mais um espectáculo. Sim, apenas. Porque a qualidade e sinceridade são tão fortes que não se espera nada menos que a excelência.


Este musico não é uma produção imaginada e cuidada por outrem. E não posso deixar de sorrir quando essa dúvida surge.

É um musico consciente de si próprio, do meio em que se movimenta e age conforme.

Toma como sua, a atitude de não mostrar embaraço por viver do que faz e de manter uma ligação próxima com o seu publico nas várias redes sociais da internet e no seu site. E isso não é um plano para conquistar o mundo, é apenas… assim.


No final do concerto, a IMAGEM DO SOM esteve à conversa com DAVID FONSECA, numa ENTREVISTA EXCLUSIVA

PARTE I


PARTE II



REPORTAGEM :
FOTOGRAFIA E VIDEO : JOSÉ LOPES
FOTOGRAFIA, TEXTO E ENTREVISTA : RICARDO COSTA


AGRADECIMENTOS:
VACHIER & ASSOCIADOS
TEATRO MUNICIPAL DE VILA DO CONDE

1 comentário:

  1. Grande ao David ;D Gosto da entrevista e da s fotos!
    Sera que da para mencionar aqui os Fotógrafos que ele menciona no vídeo, sff? É que não consigo compreender os Nomes.
    Se for possível agradeço :D

    ResponderEliminar