DICK DALE

DICK DALE
Clubbing Optimus

CASA DA MÚSICA, PORTO
10 ABRIL 2010



Dick Dale é uma lenda, e por várias razões.



Para alegria dos rockabillies que se deslocaram no passado dia 10 a mais um Optimus Clubbing na Casa da Musica, o rei do “surf guitar” deu um concerto onde provou sem sombra de duvida que está aí paras as curvas, nem que para o surf já não seja bem o caso.

Mudou a forma de construir amplificadores para sempre. Só esse feito é de louvar. Alguns até o chamam de avô do Heavy Metal, devido ao tonalidade grave e velocidade que o tornou conhecido. Ah, e á sua paixão por tocar forte e bem alto!

A sua guitarra foi baptizada “The Beast” devido ao calibre das cordas ter obrigado a reforçar o braço, assim como o seu Dual-Showman, criados especialmente para ele nada mais nada menos que pelo próprio Leo Fender.

Este homem deu aulas a Jimmi Hendrix, que o homenageou em Third Stone From The Sun; venceu um cancro supostamente mortal decorriam os anos 60 e mais recentemente a sua versão do tema Misirlou (é uma música grega, composta em 1927 por Michalis Patrinos) deu som ao filme de culto Pulp Fiction, ajudando em boa parte ao seu sucesso, sendo o hino dos mais devotos da obra de Tarantino. Sem falar no uso de samples desse tema pelo grupo Black Eyed Peas na música Pump It, sendo o sucesso que todos conhecem.

Durante uma hora e meia tocou como um doido, o homem estava sempre bem disposto e a cativar o publico com brincadeiras e a pedir para cantarem.

Para alem da demonstração de guitarrista lendário, ainda teve tempo para harmonica, bateria e clarinete, conseguindo levar a assistencia ao rubro, e ainda se deu ao luxo de tocar baixo com baquetas!

Lendas como este senhor, não restam muitos…





TEXTO E FOTOGRAFIAS : PEDRO PINHO

AGGRADECIMENTOS :
CASA DA MÚSICA


.

Sem comentários:

Enviar um comentário